Criatividade no salão

Uma passada (online, infelizmente) no Salão de Design – a maior premiação de design de produtos da América Latina que acontece todo ano em Bento Gonçalves, RS – e o olho brilha, a imaginação ferve e o coração aquece. Que bacana ver tanta gente matutando para ter boas ideias. Todos crescem com isso, inclusive quem não tem nada a ver com design. A lista final de premiados não saiu ainda mas é até bom para dar pitacos agora, sem influência dos mais entendidos na área. Taí os meus preferidos. Vale a pena conferir tanto talento!

Mortero Higgs

De quem: Ricardo Bohorquez

De onde: Colômbia

Pelo que dá para entender (não há uma descrição muito detalhada no site do prêmio), trata-se de uma espécie de pilão com buracos diferentes que recebem conteúdos diferentes para serem usados com cada mãozinha. A base é em madeira e ainda há um suporte para pendurar as peças. As cores vivas são a cereja do bolo!

salão 1

É bom que dá para separar os temperos, sem contaminações 😉

The Link Shelf

De quem: Trygve

De onde: EUA

O diferencial dessa estante está nos encaixes espertos. Conectadas pelas armações laterais, as prateleiras tem a flexibilidade que os móveis de hoje em dia precisam.

1787-THE-LINK-SHELF1

Bem pensado, bem encaixado

Mini Churrasqueira Decomplê

De quem: Letícia Inês Grisa para Rolpaf

De onde: Brasil

Um viva de todos que moram sozinhos para a designer de Caxias do Sul (RS)! Ela criou essa fofa churrasqueira compacta para assar e grelhar alimentos. Feita toda em aço inox, ela é montada por encaixes e pode ser utilizada sobre bancadas de granito e mármore, ou outras superfícies refratárias, como explica o site.

churrasqueira

Tudo bem, pode chamar os amigos também

Arara Nômade e Rack Nômade

De quem: Ricardo Freisleben Lacerda e André Pedrini para Oboio Design Studio

De onde: Brasil

Praticidade e adaptação são as palavras de ordem para as duas criações do estúdio de Florianópolis (SC) selecionadas no Salão. A arara se adapta a qualquer ambiente e pode ser usada até em viagens, já que é fácil de desmontar, leve e compacta. Pensada para amantes de esportes radicais, o móvel possui módulos empilháveis que recebem, em reentrâncias específicas, bicicletas, pranchas de surf e skate. Encaixados, eles até imprimem um estilo à decoração.

arara 2379-RACK-NÔMADE

Esperteza radical

Marmita Elétrica Multifuncional Apolo

De quem:  Emmanuelle Leão Rodrigues

De onde: Brasil

Quem é adepto da marmita, sabe que nem sempre se tem boa estrutura para um almoço ideal. Pois bem, a futura designer decidiu facilitar a vida das pessoas na hora das refeições. A peça funciona a partir da corrente elétrica e ainda tem espaço para  os talheres, molhos e refratários específicos para refeições.

2434-APOLO-MARMITA-ELÉTRICA-MULTIFUNCIONAL

Marmita chique, benhê

Luminária Kaiju

De quem: Andrea Kac, Julia Castillo e Tatiana Lacroze

De onde: Uruguai

Segundo o Wikipedia, a palavra Kaiju é uma palavra japonesa que significa “besta estranha”, “animal incomum”, mas que costuma ser traduzida como “monstro”.  A luminária criada pelas designers uruguaias, porém, não tem nada de assustador e sim de gracioso e versátil. Isso porque o formato da base, que lembra perninhas, apoia a peça na superfície ou se agarra ao tampo, fixando-se lateralmente à mesa.

2056-KAIJU

Monstrengo fofinho

Luminária Desdobramento

De quem: José Antônio Marton para a M ao Quadrado

De onde: Brasil

Outra luminária que chama a atenção é essa, desenhada a partir de um módulo triangular que pode ser customizado de acordo com a necessidade e gosto do cliente. Para isso, basta interligar os módulos e brincar com as formas.

Luminária-Desdobramento-Marton+Marton_2

Junte as pecinhas

Módulo Nuvem Leve

De quem: Wilson S. Harada com o apoio da Eidee Produtos e Projetos

De onde: Brasil

Aproveitando a capacidade de envergadura do MDF e inspirado no Movimento De Stijl (1917), o designer criou essa peça única que forma um módulo de ares retrô, mas supermoderno. Fácil de ser montado, o módulo é útil e decorativo ao mesmo tempo.

Nuvem-Leve-Ambientada-1

Leia mais sobre a De Stijl aqui

Musoku

De quem: Iván Dario Ocampo Triviño, Ladys Milena Mopán Palechor e Yoly Constanza Maigual, para a Creaciones Infantiles Carucos

De onde: Colômbia

Feitos em pecinhas modulares, esses bonequinhos ilustrados com veste típicas do país são uma graça em todos os sentidos. Carregam um ar de brincadeira mas são superdecorativos. Fofíssimos.

1655-MUSOKU-MUJER-SOCIEDAD-Y-CULTURA

E eles ainda sorriem 🙂

Quer ver mais? No blog do Salão do Design você confere os selecionados e escolhe também seus preferidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: